Avaliação do Oppo Reno 10 Pro+ 5G: atende às expectativas e especificação

Valor no brasil Avaliação do Oppo Reno 10 Pro+ 5G: atende às expectativas e especificação aonde comprar

A série de telefones Reno da Oppo tem lutado para fazer sentido nos últimos anos, na minha opinião. O que começou como uma série intermediária agora foi elevada ao segmento premium, com o Reno 8 Pro 5G do ano passado com preço acima de Rs. 45.000. O maior problema da Oppo com a série não era o design ou a duração da bateria, mas mais a ver com o desempenho esperado da câmera e o poder de processamento, ambos os quais careciam de um impacto comparável em relação a outros produtos com preços semelhantes. Este ano, a Oppo parece ter aumentado ainda mais essa barra de preços com seu carro-chefe Reno 10 Pro+ 5G, que custa Rs. 54.999.

Ao contrário do Oppo Reno 8 Pro 5G (Revisão), o novo 10 Pro+ 5G vem com um processador topo de linha e três câmeras traseiras muito capazes que tendem a justificar o preço. No entanto, é um polivalente adequado que os fãs da marca esperavam e faz sentido quando comparado à concorrência?

Design Oppo Reno 10 Pro+ 5G

A Oppo não é nova no mercado de smartphones premium e, antes da pandemia, vimos alguns designs muito interessantes, como o Find X original, que levou a câmera selfie pop-up a novos patamares. Havia também o Oppo Reno 2, que introduziu um design de câmera pop-up no estilo barbatana de tubarão.

Com o Reno 10 Pro+ 5G, a Oppo não quebra nenhum desses limites de design. O telefone está disponível em dois acabamentos – Glossy Purple e Silvery Grey. Recebi o último, que tem um painel traseiro liso com acabamento fosco, em comparação com o acabamento de alto brilho da variante roxa.

O Oppo Reno 10 Pro+ 5G usa vidro de borda curva no painel traseiro e na tela

A Oppo mantém tudo limpo e simples com o Reno 10 Pro+ 5G, adotando uma linguagem de design refinada e polida, confortável de segurar. Ele tem cantos arredondados, laterais curvas e uma tela de borda curva, o que aumenta seu apelo premium. A tela tem o vidro de cobertura Dragontrail Star 2 da AGC, enquanto o painel traseiro é feito de Corning Gorilla Glass 5. A moldura em sanduíche, que é feita de policarbonato, parece bastante premium em termos de ajuste e acabamento, sem bordas afiadas perto das várias perfurações e recortes e também ajuda a manter este dispositivo bastante leve em 194g.

O módulo da câmera traseira se projeta um pouco e é uma mistura de alumínio e vidro em um layout em forma de cápsula. Existem três câmeras voltadas para trás, empilhadas uma abaixo da outra.

Oppo Reno 10 Pro Plus 5G design2 back ndtv OppoReno10ProPlus5G OppoO painel traseiro com acabamento fosco do Oppo Reno 10 Pro+ 5G pode ficar bastante escorregadio

Tanto a tela quanto o painel traseiro permaneceram sem manchas durante o período de análise. Dado o quão escorregadio é esse painel traseiro em particular, acabei usando a saliência da câmera como suporte ao segurar o telefone. A superfície de metal finamente estriada ao redor da câmera telefoto periscópica também ajudou a segurar melhor o telefone. Eu achei o Oppo Reno 10 Pro + 5G um pouco pesado e, de vez em quando, também tombava. Felizmente, a Oppo inclui uma capa de silicone aderente na caixa para proteção adicional.

Embora tudo pareça ótimo para um dispositivo premium, o Oppo Reno 10 Pro + 5G não possui uma classificação IP oficial, o que é um pouco decepcionante para muitos intermediários e sub-Rs. 40.000 dispositivos lançados em 2023 oferecem até uma classificação IP68.

Especificações e software do Oppo Reno 10 Pro+ 5G

O Oppo Reno 10 Pro+ 5G usa um Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1 SoC. O processador foi lançado no ano passado e foi sucedido pelo Snapdragon 8 Gen 2, que apareceu em vários dispositivos premium este ano. Infelizmente, o Reno 10 Pro+ 5G terá que lidar com algumas críticas, já que seus primos do OnePlus e iQoo oferecem o processador mais novo pelo mesmo preço.

O Reno 10 Pro+ 5G possui uma proporção de 20,1: 9, tela OLED de borda curva de 6,74 polegadas com taxa de atualização dinâmica de 120 Hz. No entanto, isso não é da variedade LTPO (mas LTPS), portanto a comutação ocorre apenas entre 30 Hz, 60 Hz, 90 Hz e 120 Hz. A tela tem uma resolução de 2.772 × 1.240 pixels, oferecendo uma densidade de pixels de 450ppi. Os padrões de comunicação incluem Wi-Fi 6, Bluetooth 5.3, NFC, um sensor infravermelho (para a função de controle remoto) e suporte para várias bandas 5G. O telefone oferece slots dual-SIM que podem conter dois cartões nano-SIM, mas não há slot para cartão SD para expandir o armazenamento. Existem alto-falantes estéreo, mas o telefone não possui um fone de ouvido de 3,5 mm.

Oppo Reno 10 Pro Plus 5G design3 frame top ndtv OppoReno10ProPlus5G OppoA estrutura do Oppo Reno 10 Pro+ 5G é feita de policarbonato

Acrescentar à lista de recursos de hardware que falta ao Oppo Reno 10 Pro+ 5G está o carregamento sem fio. O telefone possui uma bateria de 4.700mAh que suporta carregamento com fio de 100W. Ao contrário da maioria dos fabricantes, a Oppo fornece um carregador na caixa.

Quanto ao software, o Reno 10 Pro+ 5G vem com o ColorOS 13.1 baseado no Android 13. Durante a maior parte do período de revisão, nosso dispositivo estava executando o número de compilação CPH2521_13.1.1.130 (EX01) e só recentemente foi atualizado para construir número CPH2521_13.1.1.160 (EX01) dois dias antes da publicação desta revisão, que também adicionou o patch de segurança do Android de junho de 2023.

A experiência do software é tipicamente ColorOS, que agora chegou aos dispositivos Realme e OnePlus. No entanto, a Oppo ajustou seus haptics para fornecer vibrações muito precisas, seja para toques ou navegação na interface do software. Como de costume, o software também é muito personalizável com uma grande seleção de papéis de parede ao vivo, uma fonte que suporta peso adaptável, ícones personalizáveis ​​e muito mais.

Oppo Reno 10 Pro Plus 5G frente de software ndtv OppoReno10ProPlus5G OppoColourOS 13.1 é altamente personalizável

O único detalhe que achei ausente foi a capacidade de definir o tema dos ícones de acordo com a cor ou tema de destaque do sistema, disponível nos dispositivos OnePlus. O Reno 10 Pro+ 5G vem com um recurso de conexão Multi-Screen, que basicamente conecta o telefone com seu tablet ou um PC com Windows e permite copiar/colar em dispositivos com uma área de transferência compartilhada, transferir arquivos, screencast, abrir aplicativos móveis no PC , e mais.

O que parece ser um pouco desligado (pelo menos inicialmente) são os aplicativos de terceiros pré-instalados. Existem 12 deles quando comecei a usar o telefone e, felizmente, todos eles, exceto o FinShell Pay, podem ser desinstalados.

O que também achei um pouco chato foi o aplicativo App Market da Oppo, que basicamente tem a mesma função da Google Play Store, mas lança muitas notificações de spam diariamente. O Game Center é outro aplicativo que permite baixar jogos, mas envia muitas notificações diariamente. Dado o preço premium do smartphone, eu realmente esperava que a Oppo diminuísse o tom. Eventualmente, tive que desabilitar todas as notificações de ambos os aplicativos.

Oppo Reno 10 Pro+ desempenho 5G

O Oppo Reno 10 Pro+ 5G teve o desempenho esperado em termos de benchmarks, conseguindo uma pontuação de 10,87,266 no AnTuTu e 951 e 3,728 nos testes single e multi-score do Geekbench 6, respetivamente. A Oppo afirma que equipou o Reno 10 Pro+ 5G com uma folha de grafite ultra condutora, além de seu sistema de resfriamento de câmara de vapor, que a empresa diz ser maior que o do Reno 8 Pro 5G.

Na minha experiência, o telefone permaneceu frio, quer eu estivesse usando a câmera ao ar livre para gravar vídeos em 4K ou mesmo jogando jogos competitivos com gráficos no máximo. Com alguns ajustes no kit de ferramentas do console de jogos, consegui tirar o máximo proveito da taxa de amostragem de toque de 240 Hz do telefone, que era perfeita para títulos de jogos de ritmo acelerado. Isso tornou o Reno 10 Pro + 5G um dispositivo de jogo muito capaz que mal esquentava, não importa se eu estava jogando Asphalt 9 Legends no modo 60fps ou Call of Duty Mobile em taxas de quadros máximas ou ultra.

Oppo Reno 10 Pro Plus 5G tela frontal ndtv OppoReno10ProPlus5G Oppo

O Oppo Reno 10 Pro+ 5G possui um painel OLED de borda curva

A tela do telefone também se saiu bem sob a luz do sol e foi bastante precisa em termos de reprodução de cores, desde que eu mudasse para o esquema de cores da tela Natural. A tela do Reno 10 Pro + 5G também é certificada para HDR10 e oferece o ProXDR Smart Display Control da Oppo, que ilumina a tela ao visualizar fotos HDR no dispositivo (pode-se tocar no botão Pro XDR para desligá-lo temporariamente). O streaming de vídeo HDR10 foi limitado ao Amazon Prime Video e ao aplicativo do YouTube. A Netflix não mostrou suporte para o mesmo.

Quanto à duração da bateria, o Oppo Reno 10 Pro+ 5G durou boas 19 horas e 15 minutos em nosso teste de loop de vídeo HD. Com uso pesado, o telefone durava facilmente pouco mais de um dia e cerca de um dia e meio com uso casual, o que também é bastante bom para um aparelho premium.

Oppo Reno 10 Pro Plus 5G câmeras traseiras ndtv OppoReno10ProPlus5G OppoAs bordas finas ao redor da câmera telefoto tornam este telefone mais fácil de manusear

Carregar o Oppo Reno 10 Pro+ 5G foi incrivelmente rápido ao usar o carregador proprietário SuperVOOC. O telefone carregou de zero a 75% em apenas 15 minutos. O sistema de carregamento faz uma pausa após essa marca e diminui a velocidade, mas ainda consegue uma carga completa em apenas 30 minutos. Durante a rajada inicial, o telefone mal aqueceu, o que novamente é bastante impressionante para um sistema de carregamento rápido com fio.

Câmaras Oppo Reno 10 Pro+ 5G

O Oppo Reno 10 Pro+ 5G possui três câmeras traseiras que incluem uma câmera primária de 50 megapixels (com OIS), uma ultra larga de 8 megapixels com um campo de visão de 112 graus (FOV) e uma interessante câmera telefoto de 64 megapixels com Zoom óptico de 3X. As selfies são tratadas por uma câmera frontal de 32 megapixels. A interface da câmera é tipicamente Oppo e você também obtém acesso a um modo Pro para fotos, se desejar esse nível de precisão ou não estiver satisfeito com os resultados do modo Auto. Apesar de ter suporte HDR10+ para sua tela, o Oppo Reno 10 Pro+ 5G não pode gravar vídeo HDR.

À luz do dia, a câmera principal consegue um nível impressionante de detalhes. Seja fotografando paisagens ou pessoas, as fotos têm tons de pele precisos e principalmente cores de aparência natural. A faixa dinâmica está bem controlada, mas há trechos superexpostos nas áreas mais claras de uma cena. No entanto, estes são bastante raros. O telefone não possui uma câmera macro ou a capacidade de tirar essas fotos, mas a câmera principal permite que você se aproxime o suficiente da ação (10-15 cm) e os resultados parecem nítidos e claros.

Amostras de câmeras diurnas Oppo Reno 10 Pro+ 5G (de cima para baixo): ultra-angular, primária, telefoto (toque para ver em tamanho real)

Com pouca luz, o telefone captura automaticamente exposições mais longas, portanto, geralmente não há necessidade de alternar para o modo Noturno dedicado. A câmera funciona muito bem sob a iluminação da rua com alcance dinâmico ligeiramente limitado (especialmente nas sombras), levando a fotos ligeiramente contrastantes. No entanto, há menos detalhes resolvidos ao tirar fotos de cenas pouco iluminadas, mesmo depois de alternar para o modo noturno, o que é esperado de um smartphone nessa faixa de preço.

O desempenho da câmera ultralarga à luz do dia é bom, mas as fotos não eram tão detalhadas quanto a câmera principal e muitas vezes ficavam um pouco superexpostas. Também há uma pequena distorção de barril junto com algumas franjas roxas ao fotografar cenas brilhantes. Com pouca luz, as fotos parecem medianas com detalhes suaves e texturas manchadas.