Google lança detecção de AirTag da Apple com alertas de rastreamento indesejados em dispositivos Android

Valor no brasil Google lança detecção de AirTag da Apple com alertas de rastreamento Especificações aonde comprar

Quando é o Lançamento do Google AirTag da Apple com alertas de rastreamento

O Google está lançando seu recurso de detecção de rastreadores indesejados em dispositivos Android, semanas depois de a empresa anunciar o recurso no Google I/O 2023. Os usuários que executam versões recentes do Android receberão alertas quando estiverem sendo rastreados por um rastreador desconhecido baseado em Bluetooth. . O primeiro dispositivo a ser compatível com o recurso é o rastreador AirTag da Apple. A gigante das buscas também decidiu pausar o lançamento de sua próxima rede Find My Device até que a Apple implemente proteções para rastrear dispositivos no iOS.

A fabricante do Android anunciou em um post de blog na quinta-feira que estava lançando suporte para alertas automáticos para rastreadores desconhecidos em dispositivos Android. Se o seu smartphone detectar um dispositivo próximo que pensa estar “viajando com você”, ele exibirá um alerta na tela, permitindo que você veja um mapa de onde o rastreador viajou com você. Você também pode escolher a opção Reproduzir som para encontrar facilmente o rastreador.

O novo recurso de proteção contra rastreamento do Android é semelhante ao recurso de proteção introduzido pela Apple, que avisa os usuários do iOS quando um AirTag separado de seu proprietário os está seguindo. Quando você vê um alerta sobre um rastreador desconhecido, seu telefone Android mostra detalhes sobre o rastreador, como o número de série do dispositivo ou os últimos quatro dígitos do número de telefone da pessoa que possui o rastreador.

Depois que um rastreador for detectado, seu telefone também mostrará como desligá-lo manualmente e impedir que ele rastreie você. Da mesma forma, você pode executar uma varredura manual de seus arredores. Isso mostrará uma lista de rastreadores que não estão conectados ao dispositivo de seus proprietários, mas estão perto de você. Isso permitirá que você desabilite proativamente todos os rastreadores ao seu redor.

Um alerta é mostrado quando um rastreador indesejado é detectado

O Google diz que os recursos de proteção contra rastreamento estarão disponíveis em smartphones Android com Android 6.0 (Marshmallow) ou mais recente. Isso indica que o recurso será lançado por meio do Google Play Services, que é mais rápido do que depender dos fabricantes do Android para lançar atualizações em seus telefones.

Infelizmente, isso também significa que 2,5% dos usuários do Android que executam o Android 5.0 (Lollipop) e o Android 4.4 (KitKat) desatualizados não poderão acessar os recursos. A Apple, por outro lado, fornece alertas de rastreamento indesejados para usuários no iOS 14.5 ou iPadOS 14.5 ou versões mais recentes.

O Google também anunciou que interrompeu o lançamento de sua rede Find My Device até que a Apple implemente proteções semelhantes para seus clientes. No início deste ano, o Google e a Apple anunciaram o desenvolvimento de uma especificação conjunta que permitiria aos fabricantes de dispositivos criar proteção contra rastreamento indesejado. O novo recurso de proteção contra rastreamento desconhecido do Android atualmente funciona apenas com AirTags da Apple, mas a empresa diz que está trabalhando com outros fabricantes de tags para proteger os usuários de serem rastreados sem o seu consentimento.