O que eu quero dos próximos dobráveis ​​da Samsung em 2024

Valor no brasil O que eu quero dos próximos dobráveis ​​da Samsung em 2024 aonde comprar

A Samsung tem aproveitado sua supremacia dobrável e construído silenciosamente sua base de clientes leais no segmento de smartphones ultra-premium na Índia nos últimos quatro anos, já que realmente não teve muita concorrência até agora. A Motorola tentou a sorte com a série Razr lançando os modelos Razr (2019) e Razr 5G (em 2021) na Índia, mas com sucesso aparentemente menor.

As marcas chinesas de smartphones só agora começaram a se animar com a ideia de lançar dobráveis ​​em outros mercados fora da China, no entanto, estão abordando isso com muita cautela. Por exemplo, a Oppo lançou apenas seu dobrável menor em forma de concha chamado Find N2 Flip no país e não o Find N2. A Motorola está pronta para lançar o Razr 40 e um dobrável mais premium chamado Razr 40 Ultra nas próximas semanas na Índia. Olhando para os dispositivos dobráveis ​​horizontais maiores, a Tecno lançou o Phantom V Fold este ano a um preço extremamente competitivo. Enquanto isso, o Pixel Fold, anunciado recentemente pelo Google, também foi restrito apenas a mercados selecionados, excluindo a Índia.

Parece que a concorrência está finalmente (embora gradualmente) se aproximando da Samsung, mas a empresa tem uma liderança sólida de quatro anos no espaço dobrável, por isso deve se sentir confiante com seu próximo lançamento, que está chegando. A Samsung confirmou oficialmente que seu próximo evento Galaxy Unpacked acontecerá no final de julho em Seul, Coréia do Sul, e que anunciará seus próximos dobráveis. A Samsung ainda não os nomeou oficialmente, mas provavelmente serão o Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5.

Analisamos vários dispositivos dobráveis ​​da Samsung no passado e tenho usado os telefones Fold e Flip da empresa de forma intercambiável por um tempo. Já temos muitos rumores e vazamentos sobre o que podemos esperar dos novos modelos, mas aqui estão algumas coisas específicas que eu gostaria de ver nos próximos dobráveis ​​da empresa.

Uma tela maior no próximo Galaxy Fold

Tenho usado o Samsung Galaxy Z Fold 3 intermitentemente no ano passado. Eu realmente gosto de seu fator de forma, que é mais adequado para visualização de conteúdo quando visto horizontalmente, mas adoraria ver uma tela ainda maior em um formato semelhante. No entanto, fazer isso exigiria alterar a proporção da tela externa para algo muito mais amplo, porque o telefone atual já é bastante alto.

O X Fold 2 da Vivo tem uma proporção de aspecto 21: 9 de 6,53 polegadas mais ampla e mais alta para sua tela externa e abre caminho para uma enorme tela interna de 8,03 polegadas em um formato retangular (quando mantido horizontalmente), que está mais próximo de um tábua. Isso também torna a tela externa mais fácil de usar em comparação com a tela externa de proporção 23,1: 9 do Galaxy Z Fold 4, que por si só foi uma grande melhoria em relação à proporção de aspecto 25: 9 do Galaxy Z Fold 3, que se assemelhava a um controle remoto de TV.

O salto da Samsung para uma tela externa maior no Galaxy Z Fold 4 do Galaxy Z Fold não foi um grande salto, mas um movimento bem-vindo

Uma tela externa mais ampla, na minha opinião, reduz a necessidade de acessar a tela interna com muita frequência para tarefas menores. Enquanto isso, uma tela interna maior justifica facilmente a mudança de um telefone comum (como o Galaxy S23 Ultra) para um formato mais semelhante a um tablet ao assistir filmes ou jogar. Um fator de forma mais amplo também deve abrir espaço para um silo S-Pen, mas como já vimos imagens vazadas e renderizações do suposto Galaxy Z Fold 5, isso parece pedir muito neste momento. . No entanto, esperamos que a Samsung mude as coisas com o próximo Galaxy Z Fold 6.

Experiência de software melhor otimizada no Flip

Isso se aplica principalmente aos modelos Galaxy Z Flip. Analisei o Galaxy Z Flip 4 no ano passado e concluí que sua minúscula tela externa não era mais utilizável do que um smartwatch com Wear OS. Com o uso diário, o visor externo é útil principalmente para verificar quem está ligando ou para ver as mensagens. Sua sensibilidade ao toque ligeiramente instável também torna toda a experiência inquieta o suficiente para largar tudo e apenas abrir a tela principal para fazer as coisas.

Em contraste, o N2 Flip da Oppo com sua tela externa maior (atualmente a maior da Índia) lida melhor com as notificações, mas o próximo Razr 40 Ultra da Motorola deve mudar o jogo, permitindo que aplicativos completos sejam executados na própria tela externa. .

Ouvimos rumores sugerindo que a Samsung está trabalhando com o Google com sua esperada tela de capa maior, que se assemelha a um ícone de pasta. No entanto, ainda não está claro se esses aplicativos para a tela externa serão outro conjunto de widgets com base nos aplicativos completos ou se a Samsung realmente reformulou sua tela externa para executar aplicativos completos. O que eu realmente quero ver é uma integração de teclado adequada, para que eu possa usar a digitação com gestos de furto para respostas sem precisar abrir o telefone.

A capa traseira do Oppo Find N2 Flip vs Samsung Galaxy Z Flip 4 exibe ndtvA tela maior da capa da Oppo acabou sendo muito mais útil do que a pequena tela externa do Galaxy Z Flip 4, mesmo no nível do software

O Google Pixel Fold introduziu alguns recursos realmente práticos, como a capacidade de usar o Translate no modo de tela dupla. O atual modo Flex da Samsung (que ainda é um recurso beta) separa um único aplicativo entre as duas metades da tela dobrável (empurrando um touchpad e outros controles para a metade inferior) ou permite que dois aplicativos sejam executados lado a lado como em divisão -modo de tela.

O principal objetivo do modo Flex é aproveitar o fator de forma dobrável e manter a metade superior da tela na posição vertical graças à sua engenhosa dobradiça. Mas, como a metade superior do Fold ou do Flip não é grande o suficiente para visualizar o conteúdo, acabei usando esse modo principalmente para videochamadas. Seria bom se a Samsung fizesse melhor uso dos monitores interno e externo ao mesmo tempo, exceto pelo caso de uso atual no aplicativo da câmera. Uma tela interna maior, conforme mencionado na seção anterior, também faria melhor uso do modo Flex, tornando a metade superior alta o suficiente para a exibição de vídeo.

Dobradiças mais refinadas

Em nossa comparação entre o Find N2 Flip da Oppo e o Galaxy Z Flip 4, concluímos como o dobrável em forma de concha da Oppo atinge o ponto ideal quando se trata de abri-lo ou fechá-lo. Seu mecanismo de dobradiça é projetado de forma que ele possa segurar metade do dispositivo na posição vertical, além do qual ele se abrirá ou se fechará. A dobradiça do Galaxy Z Flip 4 é um pouco apertada e rígida demais, dificultando a abertura com uma mão. Mesmo com as duas mãos, é necessária uma quantidade notável de pressão para abri-lo.

Oppo Find N2 Flip vs Samsung Galaxy Z Flip 4 design dobrado ndtvO Find N2 Flip da Oppo (à direita) tem uma dobra sem lacunas em comparação com o Galaxy Z Flip 4 da Samsung (à esquerda)

De acordo com relatórios recentes, a Samsung está trabalhando em uma nova dobradiça. Portanto, esperamos que facilite a operação do dispositivo, além de reduzir o vinco interno da tela, que também é um dos mais profundos e proeminentes que vimos em comparação com outros dobráveis ​​semelhantes.

Câmeras melhores

O Samsung Galaxy Z Fold 4 foi uma grande atualização em relação ao Galaxy Z Fold 3 em termos de câmeras e o mesmo pode ser dito sobre o Galaxy Z Flip 4, que atualmente possui o melhor conjunto de câmeras em um smartphone dobrável em concha na Índia. Ainda assim, ambos os telefones não têm o poder do Galaxy S23 Ultra ou mesmo do Galaxy S23. Seria bom ver a Samsung obter uma qualidade de imagem ainda melhor com sensores mais novos ou algoritmos mais inteligentes, pois isso ajudaria a se distanciar da crescente concorrência.

O Galaxy Z Flip 4 da Samsung atualmente tem as melhores câmeras em uma concha dobrável

No entanto, câmeras melhores precisam de mais espaço e em uma dobrável há uma grande falta de profundidade do eixo Z, pois elas já são bastante grossas quando dobradas. A única solução seria aumentá-los em tamanho, o que ajudaria a espalhar mais componentes por uma área maior. O Google parece ter feito um bom trabalho com seu Pixel Fold quando se trata de amontoar o hardware da câmera, gerenciando até mesmo uma câmera telefoto 5X. É a sua vez, Samsung.

Carregamento mais rápido e maior duração da bateria

A Samsung ainda não possui um sistema de carregamento rápido o suficiente para seus dispositivos premium, enquanto a concorrência acelerou. Por exemplo, a série Galaxy S23 ainda leva cerca de duas horas para carregar totalmente. A bateria de 4.400 mAh do Galaxy Fold 4 leva mais de uma hora para carregar. Eu realmente acho que é hora de a Samsung começar a levar o carregamento rápido com fio um pouco mais a sério.

Embora eu tenha achado a duração da bateria no Galaxy Z Flip 4 menor suficiente, o mesmo também pode ser dito sobre o Galaxy Z Fold 4 maior. um dia de duração da bateria, eu meio que esperava que o maior tablet Galaxy Z Fold tivesse um desempenho muito melhor, principalmente porque está sendo comercializado como um dispositivo de produtividade que pode executar três aplicativos ao mesmo tempo. Dito isto, o Galaxy Z Fold 4 se saiu muito melhor em comparação com o Galaxy Z Fold 3 em termos de duração da bateria, então podemos esperar que a experiência dobrável da Samsung ajude a prolongar ainda mais a vida útil da bateria com o próximo.