Samsung pretende lançar telefones dobráveis ​​acessíveis para desafiar a linha do iPhone da Apple

Valor no brasil Samsung pretende lançar telefones dobráveis ​​acessíveis para desafiar a linha do iPhone da Apple aonde comprar

A Samsung Electronics está considerando adicionar uma opção acessível ao seu portfólio de telefones dobráveis, em um movimento para acelerar a adoção do novo fator de forma.

“Estamos tentando dar um salto em nosso posicionamento de preço”, disse o chefe de seu negócio móvel, TM Roh, à Bloomberg News. “Estamos considerando seriamente o momento, mas certamente é uma tarefa difícil.”

A maior fabricante de smartphones do mundo está em negociações com parceiros de fornecimento para reduzir o custo de fabricação de dobráveis ​​sem comprometer as principais especificações. A Samsung foi a primeira entre os principais fabricantes de telefones a oferecer um dobrável custando menos de US$ 1.000 (aproximadamente Rs. 82.000) – e seu Galaxy Z Flip de US$ 999 (aproximadamente Rs. 81.000) tornou-se rapidamente sua oferta mais popular na categoria.

Descer ainda mais a faixa de preço ajudaria os dobráveis ​​da Samsung a desafiar mais diretamente a linha principal do iPhone da Apple, que começa em US $ 799 (aproximadamente Rs. 65.000). Até agora, a empresa com sede em Suwon lançou os dobráveis ​​como dispositivos premium e sofisticados, inclusive em parceria com a marca de moda Thom Browne para aumentar sua percepção como um produto de luxo.

A desaceleração mais ampla do mercado de smartphones no último ano e meio não impediu o aumento dos dobráveis. As estimativas para seu crescimento nos próximos anos variam amplamente: os analistas da IDC esperam cerca de 50 milhões de dobráveis ​​enviados em 2027, enquanto a Counterpoint Research estima o número desse ano em 100 milhões. As suposições da Counterpoint incluem o lançamento de um iPhone dobrável dentro de dois anos.

“Vemos 2025 como uma possibilidade para o lançamento de um iPhone dobrável, o que pode proporcionar outro impulso de crescimento para o segmento”, disse Jene Park, analista sênior da Counterpoint.

A estratégia dupla da Samsung de promover seus principais dobráveis ​​como produtos premium, ao mesmo tempo em que reduz o custo no nível de entrada, visa garantir sua participação de mercado líder. Os fabricantes rivais de dispositivos Android da China já introduziram suas próprias ofertas dobráveis ​​- embora tenham sido amplamente limitadas ao mercado doméstico até agora.

O Google, fabricante do Android, também entrou na disputa com seu dispositivo Pixel Fold, embora apenas em algumas regiões. A Samsung continua sendo a vendedora de dobráveis ​​mais global e amplamente disponível.

A crescente concorrência é uma evidência de que os dobráveis ​​estão se tornando populares, disse Roh. A Samsung buscará manter sua liderança colaborando com parceiros de software como o Google da Alphabet, Meta Platforms e Microsoft. Ele está envolvido em discussões com o Google e a Microsoft sobre a colaboração em IA generativa, disse o executivo, sem dar mais detalhes.

A Samsung continuará os esforços para expandir sua participação na China, onde detém apenas 1 por cento do mercado, e se apoiará no apelo de sua linha premium para fazer isso, disse Roh.